Na noite anterior ao primeiro dia de imprensa no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, a Volkswagen apresenta novo design da marca e novo logotipo. Segundo a montadora, essa apresentação mundial marca o início de uma nova era para a Volkswagen e foi acompanhada pela apresentação simultânea do ID.3 totalmente elétrico. A empresa afirma que o futuro da Volkswagen é elétrico, totalmente conectado e tem balanço de carbono neutro. Com seu novo design de marca, a VW criou uma experiência global uniforme da marca 360°. O novo logo da Volkswagen, com seu design plano bidimensional, é mais limpo e foi reduzido aos seus elementos essenciais. O design da marca e o logotipo visam maior flexibilidade e foram pensados para aplicações digitais. O realinhamento do design da marca Volkswagen é uma das maiores campanhas de reposicionamento de marca do mundo. A mudança para o novo design da marca deverá estar completa em meados de 2020.
“O novo design da marca sinaliza o começo de uma nova era para a Volkswagen”, diz Jürgen Stackmann, membro do Conselho de Direção da Marca responsável por Vendas, Marketing e Pós-Vendas. “Ao formular um novo conteúdo e com novos produtos, a marca está passando por uma transformação fundamental rumo a um futuro com balanço de emissões neutro para todos. Este é o momento certo para tornar o novo posicionamento de nossa marca visível para o mundo exterior.”
A “Nova Volkswagen” pode ser vista e percebida no design dos veículos, no contato com os clientes e na apresentação da marca como um todo. O novo design da marca se aplica tanto à Volkswagen Passenger Cars como à Volkswagen Commercial Vehicles.
O Chefe de Design da Volkswagen, Klaus Bischoff, teve um papel fundamental no desenvolvimento da nova identidade corporativa. “No novo design da marca, criamos uma autêntica plataforma de comunicações para uma apresentação emocionante da mobilidade elétrica. Estamos mostrando a Volkswagen do futuro sob os lemas ‘digital first’ (prioridade para o digital) e ‘no filter’ (sem filtros).”
Jochen Sengpiehl, Chefe de Marketing da Volkswagen, explica: “Nós criamos uma nova experiência holística global em todos os canais e através de todos os pontos de contato. Como princípio geral, o objetivo no futuro não será mostrar um mundo perfeito na publicidade. Em nossa apresentação, queremos ser mais humanos e mais intensos, assumir o ponto de vista do cliente com maior abrangência e contar histórias autênticas.”
As bases estratégicas para o novo design da marca não foram estabelecidas por agências externas, mas por uma equipe conjunta do Design e do Marketing da Volkswagen. O design foi implementado com a total integração de todos os departamentos da empresa no tempo recorde de nove meses, utilizando um conceito desenvolvido pela Volkswagen especialmente para esse fim. Um total de 19 equipes internas e 17 agências externas estiveram envolvidas no projeto.
O lançamento internacional do novo design da marca terá início no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt. O sinal de largada será dado quando o novo logotipo começar a brilhar no alto do edifício da sede da nossa empresa em Wolfsburg, simultaneamente com a realização da noite do Grupo Volkswagen. A mudança global será implementada com um enfoque voltado à otimização de custos e à conservação de recursos. Inicialmente, serão modificadas as instalações da marca e as concessionárias da Europa, seguidas pela China, em outubro. A mudança será implementada então, passo a passo, nas Américas do Norte e do Sul, assim como no resto do mundo, a partir do início de 2020. A operação deverá estar completa na metade do ano que vem. O processo de mudança da marca Volkswagen é um dos maiores projetos desse tipo na indústria em todo o mundo. No total, 171 mercados serão afetados. Nas 10 mil instalações de concessionários e parceiros de serviços em todo o mundo, cerca de 70 mil logos serão substituídos.
O símbolo e a marca registrada serão o novo logotipo. Ele será mais moderno, mais limpo e mais simples. O logotipo será reduzido aos seus elementos essenciais e apresentado com um novo design, que é plano e bidimensional. Isso permitirá um uso mais flexível e que seja reconhecido com destaque na mídia digital. Até agora, o logotipo foi sempre azul e branco. Um novo tom de azul está sendo acrescentado agora, permitindo variações de cores adicionais. Como a aplicação digital, com interfaces amigáveis, tornou-se extremamente importante, o logotipo será posicionado flexivelmente junto com a nova “moldura móvel” no futuro. Em lugar de um lema da marca, a Volkswagen terá pela primeira vez um logotipo sonoro. Isso também tornará a marca Volkswagen diferenciada em termos acústicos, tanto no veículo como em comunicações.
A nova linguagem visual da marca será muito diferente da apresentada pela Volkswagen até hoje – será mais ousada e mais colorida. O foco estará nas pessoas. A Volkswagen não vai mais se concentrar no perfeccionismo do veículo na fotografia. No futuro, o principal objetivo será apresentar situações realistas, com que os clientes possam se identificar.
Assim como acontece com o veículo, a luz também tem um papel fundamental na comunicação. A cor é o novo cromado. No futuro, o logotipo será iluminado no veículo, nas instalações da marca e nas concessionárias.
Nas concessionárias também, o logotipo, a moldura móvel e a luz terão um papel chave, com a intenção de criar uma atmosfera agradável. Em geral, o custo para os concessionários será mantido o mais baixo possível. Em termos arquitetônicos, não haverá mudança no interior das concessionárias.
Por muitas décadas, a Volkswagen tem usado uma voz masculina para apresentar seus veículos e para fins de propaganda. A marca agora está se tornando feminina. Em quase todos os mercados, uma mulher com uma voz quente, agradável e confiável falará pela Volkswagen.