VUC elétrico: Volkswagen embarca em teste de veículos eletrificados. Estamos entrando na era dos veículos autônomos. Isso quer dizer, quando carros ou caminhões não precisam de motoristas humanos no controle da direção para guiar com segurança. E não tem mágica: tudo acontece por conta da evolução da tecnologia embarcada que faz a combinação perfeita de sensores e software para controlar, navegar e dirigir o veículo.
Especialistas dizem que ainda estamos na infância quando o assunto é direção autônoma, haja vista que, em nenhum país existe de forma legalizada operações totalmente autônomas. Existem as parcialmente autônomas, é claro, e muitas estão nos carros que a gente dirige por aqui, principalmente as de assistência ao motorista: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, alerta de mudança de faixa e por aí vai.
Mas os protótipos já estão rodando por aí, como revela o programa da Volkswagen Group of America que inaugura uma rota de teste de veículos autônomos em Texas, nos EUA, que tem identificação totalmente elétrica.
O veículo em questão é um ID Buzz, aquele que tem sido chamado de Kombi elétrica. Neste projeto, a marca começa com um lote de 10 unidades do ID totalmente elétricos, equipados com uma plataforma de tecnologia de direção autônoma (AD) desenvolvida pela Volkswagen em parceria com a empresa de tecnologia Mobileye.
A VWGoA planeja aumentar sua frota de testes em Austin nos próximos três anos e ainda ampliar gradativamente as operações de testes para pelo menos mais quatro cidades americanas. Essa programação e investimentos que estão sendo feitos ao longo deste piloto inicial, preveem o lançamento comercial de veículos autônomos em Austin até 2026.
“Estamos entusiasmados em trazer nosso excitante ID. Buzz veículos para as estradas americanas”, disse Pablo Di Si, presidente e CEO do Volkswagen Group of America. “Expandir o programa global de veículos autônomos do Grupo Volkswagen para os Estados Unidos é um marco importante para nós. No futuro, atenderemos à crescente demanda por novos serviços de mobilidade e com nosso icônico ID. Buzz, também ofereceremos um produto verdadeiramente cativante para apoiar os serviços de transporte nos quais os consumidores americanos podem confiar”.
O plano de testes do VWGoA nos EUA é indício de mais um salto para a pesquisa e desenvolvimento global de veículos autônomos do Grupo Volkswagen. Para isso, a filial americana lidera a estratégia e o desenvolvimento de negócios nos EUA, por meio de subsidiária chamada Volkswagen ADMT, LLC1. Essa divisão vai apoiar o lançamento de seu programa de veículos autônomos, com equipes em Belmont, Califórnia e Austin, Texas. A empresa planeja também empregar membros da equipe que trabalharam com Argo AI.
Para a frota de teste, o VWGoA planeja alavancar a tecnologia de direção autônoma (AD) e ID. Veículos Buzz fornecidos pela marca Volkswagen Veículos Comerciais na Alemanha.
No futuro, o VWGoA pretende oferecer frotas de ID especialmente projetadas. Veículos Buzz AD como um serviço abrangente, incluindo gerenciamento de frota e soluções de orientação remota para outras empresas líderes no espaço de mobilidade e transporte, e estabelecem parcerias de longo prazo. O VWGoA não está construindo um serviço dedicado de carona ou compartilhamento de carona por conta própria no momento.
“Expandir nosso programa de veículos autônomos para a região da América do Norte é o próximo passo em nosso roteiro estratégico global e o resultado de um investimento colaborativo de longo prazo”, disse Christian Senger, membro do conselho de administração da Volkswagen Commercial Vehicles responsável pelo desenvolvimento da direção autônoma. “Avançar para esta próxima fase nos ajudará a testar, validar e refinar a tecnologia, nos aproximar do estabelecimento de ofertas de transporte comercialmente disponíveis e, eventualmente, aumentar o diversificado portfólio de mobilidade para o Grupo Volkswagen.”
Em Austin, o VWGoA usará sua crescente frota de teste de ID. Buzz AD veículos para coletar dados por milhas percorridas em uma diversidade de cenários de direção. Cada ID SAE L4 inicial. Os veículos Buzz são equipados com uma plataforma de tecnologia de direção autônoma desenvolvida pelo Grupo Volkswagen global em parceria com a Mobileye, que inclui câmeras, radar e tecnologia lidar. Todos os veículos serão supervisionados por motoristas humanos em todos os momentos durante esta fase inicial de teste.
“Estamos entusiasmados e prontos para lançar nosso piloto autônomo e frota de teste em Austin”, disse Katrin Lohmann, presidente da Volkswagen ADMT, LLC. “Selecionamos Austin como o primeiro hub dos EUA, pois a cidade tem um histórico de abraçar a inovação e oferece um clima propício para o teste de veículos autônomos. Estamos comprometidos em continuar um diálogo aberto e colaborativo com a cidade e suas diversas partes interessadas”.