A Volvo atingiu a marca de 500 mil veículos produzidos no Brasil, em um marco industrial registrado na fábrica de Curitiba (PR), onde funcionários da produção se reuniram para celebrar o volume acumulado desde o início das operações. A unidade paranaense fabrica caminhões e chassis de ônibus e integra o sistema industrial global da companhia, com atuação conectada às demais plantas do grupo no mundo.
A fábrica começou a operar em 1979, quando foi montado o primeiro veículo da marca no país, um chassi de ônibus B58. No ano seguinte, teve início a produção de caminhões com o modelo N10. Desde então, a planta passou por sucessivos ciclos de expansão e modernização, acompanhando a evolução tecnológica da indústria automotiva e o crescimento da presença da Volvo no mercado brasileiro e latino-americano.
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Um dos diferenciais da unidade de Curitiba é a concentração, em um mesmo complexo industrial, da produção de motores, transmissões, cabines e das linhas de montagem final de caminhões e ônibus. Segundo Egon Clausen, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo no Brasil, essa configuração contribui para maior integração dos processos produtivos e eficiência operacional, com impactos diretos nos prazos e na padronização dos produtos.
Além da produção, o complexo abriga a gestão dos negócios da Volvo na América Latina. Estão concentradas no local áreas como comercialização de caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores, serviços financeiros, engenharia, pesquisa e desenvolvimento, além de campo de provas e estruturas administrativas. Atualmente, a fábrica opera em dois turnos e conta com cerca de 4.200 funcionários diretos.

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Ao longo de mais de quatro décadas, a planta de Curitiba foi responsável por introduzir inovações relevantes para o setor automotivo brasileiro. Em 1992, produziu os primeiros chassis de ônibus biarticulados fabricados em série no mundo. Em 1996, iniciou a produção dos primeiros caminhões com motores eletrônicos no Brasil. Já em 2003, passou a fabricar os caminhões semipesados da linha Volvo VM, ampliando a atuação da marca em um novo segmento de mercado. Em 2017, a unidade participou do desenvolvimento dos primeiros caminhões autônomos do país.
Entre os produtos mais recentes, a fábrica iniciou a produção da linha 2026 dos caminhões Volvo FH, com atualizações em sistemas eletrônicos, recursos de segurança e soluções voltadas à eficiência operacional. No segmento de ônibus, a unidade passou a produzir o chassi Volvo BZRT, modelo articulado ou biarticulado totalmente elétrico, com zero emissões. A planta brasileira é a base global de exportação desse chassi, que integra a estratégia de eletrificação da marca para o transporte urbano.
As práticas ambientais também fazem parte da operação da fábrica de Curitiba. Toda a energia utilizada na unidade é proveniente de fontes 100% renováveis. Desde 2008, o programa conhecido como “Aterro Zero” garante que todos os resíduos industriais tenham destinação circular, sem envio a aterros sanitários. A logística interna e de abastecimento passou a incorporar caminhões elétricos em parte das operações, o que contribui para a redução anual estimada de 738 toneladas de CO₂.

Outra iniciativa adotada na planta foi a introdução do Diesel Verde R5 no primeiro abastecimento dos veículos produzidos, o que evita a emissão de aproximadamente 400 toneladas de CO₂ por ano. Como resultado do conjunto de ações, a Volvo informa que houve uma redução de cerca de 30% nas emissões por veículo produzido em Curitiba nos últimos anos.
No campo das relações de trabalho, a fábrica também registra iniciativas pioneiras no setor automotivo brasileiro. Ainda na década de 1990, a unidade adotou a jornada semanal de 40 horas. Também implementou uma política de participação nos lucros e resultados antes mesmo da regulamentação legal do tema no país. Outro modelo aplicado na produção é o de equipes autogerenciáveis, no qual os funcionários têm autonomia para decisões operacionais cotidianas, com menor nível de supervisão direta.
Essas práticas contribuíram para que, ao longo de mais de duas décadas, a unidade da Volvo em Curitiba figurasse em rankings de melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A marca de 500 mil veículos produzidos consolida o papel da fábrica paranaense como um dos principais polos industriais da Volvo no mundo e reforça sua relevância para o setor de transporte no país.
