Primeiro caminhão 100% elétrico desenvolvido no Brasil, VW e-Delivery começa a ser fabricado e vendido na rede de concessionárias da marca. O modelo será oferecido inicialmente nas versões de 11 e 14 toneladas de peso bruto total e já conta com clientes como a Coca-Cola FEMSA Brasil, que adquiriu um lote de 20 unidades do modelo de 14 toneladas.
Os novos modelos farão com que a Coca-Cola FEMSA Brasil deixe de emitir 12,6 toneladas de dióxido de carbono ao ano, impacto equivalente ao plantio de 2.232 árvores.
O VUC elétrico vem sendo testado desde 2018 por outra grande parceira do ramo das bebidas, a Ambev. Diante do sucesso, a empresa anunciou a intenção de compra de 1.600 caminhões elétricos VW, confirmando pedido de 100 unidades que estão sendo entregues.
A parceria entre Ambev e VWCO permitiu um intenso programa de testes tanto em situações de uso real na cidade de São Paulo (SP) quanto em pista e estradas em Resende (RJ), onde a montadora tem seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento.
Apenas com esse ciclo de testes com a Ambev, foram mais de 45 mil quilômetros rodados, deixando de emitir mais de 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10.000 litros de diesel, além de comprovar a confiabilidade em operação.
O caminhão leve elétrico da Volkswagen chega aos concessionários como uma solução para po transporte totalmente movido a energia elétrica e passa a ser oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica.
Cem por cento desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, inteligentes e seguros, os modelos e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto total são o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.
Complementando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, entra em ação o inédito e-Consórcio. Uma parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo, que assegura comodidade e eficiência para o cliente do e-Delivery: da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Pela primeira vez no país, um caminhão elétrico é oferecido numa solução de transporte completa, com evidentes ganhos para o consumidor.
“E o mercado já corresponde à tanta inovação. Além do acordo já firmado com a Ambev, acabamos de fechar os primeiros negócios com outras grandes empresas no país. Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS são as primeiras a adquirir os modelos elétricos Volkswagen em pleno lançamento comercial”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.