A empresa de driveline e tecnologia de chassis ZF apresenta um novo conceito para interiores de veículos com o “Trendsetting Cockpit”. Segundo a marca, esse conceito define as tendências na concepção de interiores. Livre de volante e pedais, ele mostra as informações em três telas e deixa o motorista escolher o lado para dirigir. O sistema oferece mais flexibilidade, liberdade de movimento e novas opções de comando nas estradas.
“O ‘Trendsetting Cockpit’ proporciona a liberdade que os motoristas de vans e caminhões desejarão no interior do veículo, a partir da expansão da condução automatizada”, afirma Uwe Class, diretor de segurança integrada dos veículos do Grupo ZF. “Entre outras utilidades, criamos espaço para atividades não só relacionadas à condução e também não diferenciamos mais o assento do condutor e do passageiro”, completa.
A ZF afirma que um dos principais aspectos é que, enquanto os caminhões do nível 4 são praticamente controlados o tempo todo pelo piloto automático, os motoristas poderão se dedicar a outras tarefas durante a viagem. Nesse caso, o volante e os pedais seriam um obstáculo. Sem contar que atrapalhariam os serviços de entrega, quando são necessárias saídas frequentes do veículo. O “Trendsetting Cockpit” é propositalmente livre desses elementos de controle convencionais: as operações de esterçar, acelerar e frear são assumidas por atuadores que trabalham nos bastidores e recebem os comandos do ZF ProAI, o processador central instalado no veículo.
De acordo com a empresa, se, em algum momento, o motorista quiser ou precisar dirigir no modo manual, ele simplesmente pode assumir o comando pela alavanca integrada do “Trendsetting Cockpit”, que possibilita acelerar, desacelerar e mudar de direção usando apenas um dedo. Com o conceito de controle da ZF para veículos comerciais totalmente automatizados, o motorista pode sentar-se tanto no assento dianteiro direito como no esquerdo. A ZF explica que, além das inúmeras vantagens nas mais diversificadas situações de entrega, quem também ganha com isso são os motoristas, que podem oferecer aos passageiros a forma mais fácil, cômoda e segura para embarcar. O benefício é também dirigido às montadoras de caminhões e vans, já que não se faria mais necessário produzir modelos com direção à direita ou esquerda para diferentes mercados, o que reduziria a complexidade de produção.
Outra facilidade do “Trendsetting Cockpit” é o uso das funções secundárias de condução, como a seta, a buzina e o limpador de para-brisa, que são acionadas por uma tela sensível ao toque localizada no centro do painel dianteiro. A ZF eliminou os elementos de controle convencionais e os substituiu por dois monitores montados à direita e à esquerda no painel de instrumentos, que podem ser utilizados quase simultaneamente, dependendo de onde o motorista estiver sentado. Além de mostrarem os dados mais importantes relacionados à condução, eles possibilitam planejar e realizar tarefas essenciais enquanto o veículo está dirigindo no modo totalmente automatizado. Soma-se a isso o fato de não haver mais um volante obstruindo a visão ou o acesso às telas. Como parceira da ZF, a Faurecia ajudou a desenvolver o design do cockpit e o conceito de interação.