Com missão de atingir zero emissões, a ZF mostra soluções de eletromobilidade para veículos comerciais. Entre as mais recentes tecnologias da marca em direção a um futuro mais sustentável.
Dessa forma, a Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS) da ZF destacou seu compromisso com o futuro totalmente eletrificado da mobilidade, apresentando suas mais recentes tecnologias de eletromobilidade antes do IAA Transportation 2022.
Isso inclui o novo acionamento central elétrico CeTrax 2 da ZF – um sistema integrado e modular de e-driveline para veículos comerciais pesados. A ZF também apresentou seu novo e avançado sistema de direção elétrica assistida (EPS) para caminhões, ônibus rodoviários e urbanos. O EPS foi preparado para direção automática e direção autônoma de nível 5.
O eWorX, o sistema Power Take-Off (PTO) de veículos comerciais eletrificados da ZF para a condução de equipamentos de trabalho a bordo, também foi apresentado para aplicação urbana e rodoviária, sem emissões.
“De linhas de transmissão eletrificadas a sistemas de tomada de força eletrificada e de atuação eletricamente habilitados, a ZF oferece aos clientes soluções prontas e inteligentes que contribuem significativamente para suas estratégias de eletrificação de veículos, bem como arquiteturas de suporte para veículos projetados convencionalmente”, disse o Dr. Christian Brenneke, vice-presidente Sênior de Engenharia de Produto da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.
“Fornecendo um ‘one-stop-shop’ para eletrificação de veículos comerciais, o amplo portfólio da ZF, combinado com ampla experiência do Grupo, permite a entrega de produtos econômicos projetados para reduzir o custo total de propriedade. A ZF está bem posicionada como o parceiro de desenvolvimento preferido das principais marcas de caminhões, ônibus rodoviários e urbanos em todo o mundo”, acrescentou Brenneke.
Veículos comerciais pesados eletrificados
A ZF apresentou seu novo acionamento central elétrico CeTrax 2 – um sistema modular e integrado para veículos comerciais pesados. Aproveitando os componentes desenvolvidos internamente, possui dois motores elétricos refrigerados a óleo de alto desempenho, bem como dois inversores integrados de carboneto de silício (SiC) de 800 Volts. O CeTrax 2 usa uma transmissão avançada de três velocidades capaz de realizar powershifts.
Com todos os componentes integrados em uma unidade inovadora e compacta, o CeTrax 2 permite que as montadoras ofereçam linhas de drivelines à combustão convencionais e elétricos na mesma plataforma do veículo. Além de permitir a eletrificação mais rápida das plataformas de veículos existentes, ele permite alta potência e torque, design leve (aprox. 385 kg) e eficiência aprimorada do e-drive de até 96%.
Com potência contínua de 360 kW e torque máximo de 24.700 Nm para veículos de até 44 toneladas, o acionamento central elétrico do CeTrax 2 permite trocas de marcha suaves e quase imperceptíveis devido ao powershift contínuo. Com base nas décadas de experiência em transmissão e eletrificação da ZF, as mudanças de marcha são calculadas pela ECU integrada e executadas automaticamente pelos atuadores eletrônicos. A produção em série do CeTrax 2 está programada para começar com um grande fabricante global de caminhões em 2023.
Um bloco de construção para eletrificação e direção autônoma
A nova Direção Assistida Elétrica (EPS) da ZF fornece uma tecnologia fundamental para a transformação da indústria de veículos comerciais em direção à eletrificação. Com base na ampla experiência em automóveis de passageiros do Grupo, o EPS é adequado para uma ampla gama de caminhões médios e pesados, bem como ônibus rodoviários e urbanos. Ele também fornece a base para a próxima geração de ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, apoiando as necessidades da condução autônoma da indústria de veículos comerciais.
A substituição da bomba hidráulica por um motor elétrico integrado torna o sistema de direção independente da transmissão do veículo e elimina a necessidade de fluido hidráulico. Como resultado, o sistema suporta a sustentabilidade do setor, além de tornar essa tecnologia perfeita para arquiteturas de veículos elétricos. Permitindo zero emissões locais para veículos elétricos a bateria e células de combustível, também otimiza a experiência de condução com sua operação elétrica silenciosa e suave.
Aplicável a todos os conceitos de trem de força, o EPS atende perfeitamente aos requisitos das arquiteturas de veículos elétricos. Construído para o mais alto nível de integridade de segurança automotiva (ASIL D) e disponível em variantes de 24 V e 48 V e suportando saídas de até 8.000 Nm, o EPS modular tem um design escalável, atendendo a diversos requisitos de embalagem.
O EPS da ZF está atualmente pronto para Steer-by-wire e sua arquitetura pode acomodar futuras funções de direção autônoma até o Nível 5. Como um sistema de direção ativo, o EPS pode ser integrado ao ADAS para oferecer suporte a funções de segurança, incluindo, por exemplo, manutenção de pista.
Tomada de força silenciosa com emissão zero para caminhões elétricos
Apoiando a transformação elétrica da indústria comercial, o eWorX, o sistema de tomada de força para veículos comerciais eletrificados (PTO) da ZF, foi criado para acionar equipamentos de trabalho a bordo. Como um sistema totalmente integrado, o eWorX oferece valor significativo para fabricantes de veículos e carrocerias como um sistema modular, padronizado e inteligente que combina todas as funções necessárias para a eletrificação de equipamentos de bordo em uma única unidade compacta.
Fornecendo uma interface mecânica conhecida, o eWorX oferece suporte aos fabricantes de carrocerias, eliminando a necessidade de lidar com o trem-de-força de um veículo eletrificado. Representando um passo importante na transformação elétrica de veículos comerciais, a solução eWorX oferece zero emissões e reduz significativamente os níveis de ruído, facilitando a operação em cidades e áreas residenciais.