Nesta edição da Revista Frete Urbano, abordamos as características da Nova Iveco Daily, que oferece mais economia e força na entrega urbana. Falamos ainda do aumento dos preços dos combustíveis, do novo processo de logística integrada e o lançamento da Mercedes-Benz Sprinter Street. Tem muito mais, acompanhe. Confira o editorial deste mês.
Economizar combustível sem andar na banguela
O cantor Roberto Carlos tem uma música na qual ele homenageia os caminhoneiros, que diz no refrão: “não me arrisco na banguela”. Parabéns ao Roberto por dar esse conselho aos transportadores, ainda mais atualmente, em que a tentação de desengatar o veículo é grande, haja vista o preço do combustível.
Todo bom motorista sabe que a economia da “banguela” é um mito, pois coloca em risco máximo o veículo, que desengatado fica sem o auxílio do freio-motor, exigindo mais do sistema de freios, que pode vir a falhar. Então, para economizar combustível com segurança, a dica é deixar o VUC engatado na marcha mais alta, sem acelerar, e descer sua ladeira tranquilamente com toda segurança possível.
A gente sabe que situações extremas às vezes pede atitudes extremas, mas esse não é o caso. Outras ações podem ser tomadas para economizar o combustível de cada dia. Uma delas é trocar as marchas no tempo correto da rotação do motor e não esticar a marcha sem necessidade. Evite também ficar acelerando com o veículo desengatado, que não leva nada a lugar nenhum, vamos combinar, só faz gastar seu o líquido essencial.
E vamos respeitar a capacidade de carga do VUC, todo mundo sabe que o excesso de peso está diretamente ligado ao consumo de combustível, então carregue o que for determinado para o seu veículo e economize alguns litros a mais.
Por fim, porém não menos importante faça as manutenções periódicas no seu veículo, que além de evitar que o motor consuma mais combustível que o necessário, aumenta a vida útil do conjunto e garante a sua segurança, a do seu ajudante, da sua carga e de quem está em sua volta.
E nesse quesito, vale lembrar de rodar com os pneus em boas condições e com a pressão certa, afinal pneus murchos também influenciam no rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via. Faça o alinhamento e o balanceamento de acordo com o determinado para seu veículo.
É isso, pessoal, e fique atento aqui na nossa revista, portal e redes sociais que temos publicado notícias e reportagens relacionados com esse tema de extrema importância para o transportador. Inclusive nesta edição! Aproveite a leitura e obrigada pela atenção de sempre! Beijo no coração e até a próxima.
Carol Vilanova