Na edição de junho da Revista Frete Urbano, uma coletânea dos veículos comerciais leves que podem ser dirigidos com a CNH categoria B, a mesma usada para guiar automóveis. Além disso, falamos da regulamentação da profissão de motorista e o lançamento do pequeno furgão Peugeot Partner Rapid. Confira essa e outras reportagens. O editorial aborda a direção segura e consciente.
Acabamos de finalizar o Maio Amarelo, movimento de conscientização à segurança no trânsito, criado a fim de reduzir os acidentes em ruas e rodovias brasileiras. E os números por aqui são alarmantes, de acordo com as informações do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura, em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida no trânsito em acidentes. Em relação aos acidentes, o número no ano passado foi de 632.764 registros. O equivalente a 72 incidentes por hora no Brasil.
Por outro lado, tivemos uma redução desde que o programa Maio Amarelo foi criado: entre 2011 e 2021, o Brasil reduziu em 30% o número de mortes causadas por acidentes de trânsito, mas a meta é cortar número de óbitos em 50% até 2030.
A principal causa de um acidente de trânsito tem a ver com falha humana. Fatores como excesso de velocidade, desrespeito às leis, falta de atenção, uso do celular, falta de equipamentos de segurança como o cinto de segurança ou capacete, uso de drogas e álcool etc. Quase sempre situações que podem ser evitadas.
Olhar o celular enquanto dirige se tornou uma ação quase que instintiva, quem nunca? Porém existem meios de acabar com essa prática, a melhor delas é por meio de um sistema de Bluetooth eficiente, mesmo que seja simples. Mas e o WhatsApp? Nada, acredite, nada é tão importante que não pode esperar para ser respondido. Muita gente trabalha com essa ferramenta, então, se for urgente, pare o veículo, e assim, leia e responda a sua mensagem.
Dirigir com cuidado é outra recomendação para evitar acidentes. Se estiver estressado, espere um pouco, tome uma água e somente depois continue seu trajeto. Reduza a velocidade em dias de chuva e respeite uma boa distância do carro da frente.
Sempre faça as manutenções preventivas do seu veículo, verificando luzes, limpadores de para-brisa, freios, óleo, pneus. É um bom passo para não ter seu veículo envolvido em acidentes por quebra mecânica.
Seja tolerante com pedestres e ciclistas, e acima de tudo, tenha gentileza com outros motoristas, afinal de contas: não custa nada e pode salvar uma vida. É isso aí, pessoal, mais uma edição da Revista Frete Urbano fresquinha em suas mãos, com matérias exclusivas para o transportador VUC. Aproveite e leitura e muito obrigada pela atenção. Grande beijo
Carol Vilanova