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Veículos elétricos convidam o brasileiro para uma nova realidade

Veículos elétricos convidam o brasileiro para uma nova realidade

Entrevista: Veículos elétricos convidam o brasileiro para uma nova realidade

Falamos com Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric, uma empresa de eletromobilidade, que comercializa carregadores de veículos elétricos para diferentes necessidades. Ele acredita nos VEs como uma solução que já está sendo empregada para zerar a emissão de poluentes, mas ainda somos um mercado que está amadurecendo. Ele é verdadeiramente um entusiasta do segmento de veículos eletrificados

Veículos elétricos convidam o  brasileiro para uma nova realidade

Revista Frete Urbano: Conte um pouco da história da Go Eletric, como foi a ideia de montar uma empresa para atender os veículos elétricos?

Danilo Guastapaglia: Nós estamos na parte de infraestrutura, somos uma empresa que iniciou esse braço na eletromobilidade com a marca Go Electric em 2019, com a criação de um portfólio de carregadores elétricos veiculares. Iniciamos primeiramente atendendo aos usuários individuais. A empresa é localizada em São Caetano do Sul e comercializa carregadores, projeta e instala equipamentos de porte residencial e comercial para todas as necessidades. Temos soluções de carregamento veicular para sua residência, seu negócio com tecnologia de carregamento e monitoramento. Inclusive, estamos também investindo em eletropostos, um passo muito importante para a nossa estratégia de negócios.

RFU: Vocês fabricam ou comercializam os carregadores?

Danilo: Comercializamos. É uma tecnologia relativamente simples, uma transferência energética da rede ou da fonte de energia para o veículo. Então, essa tecnologia, ela está mais do que consolidada no mundo global. E o que nós fazemos é utilizar essa tecnologia global, customizamos, colocamos em operação e somos responsáveis pelo produto. Além da instalação das máquinas (hardware de recarga e projetos de infraestrutura), a Go Electric também atua na gestão do software, ou seja, além da comercialização do equipamento e de dimensionar a demanda, a empresa faz a implantação, gestão e manutenção do sistema.

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RFU: Quais tipos de carregadores que a Go Eletric oferece?

Danilo: Nós temos um portfólio extenso, temos equipamentos desde pequenos residenciais e de uso comercial, até soluções robustas de grande porte, para atender uma multiplicidade de veículos de acordo as características em velocidades elevadas. Hoje temos na faixa de 800 pontos de carregamento de rede de nível residencial, que são pontos instalados em residências ou em condomínios verticais. Também atendemos a comércios que têm interesse de disponibilizar um ponto de recarga. Também tem empresas de frotas de caminhões ou de carros, que necessitam do ponto, então, nós instalamos e integramos os pontos de recarga para que eles utilizem seus veículos. Além disso, nós também temos um hub de recarga na Rodovia Anhanguera, na altura de Santa Rita do Passa Quatro. Tem potência total de 524 KW, no qual estão acoplados dez conectores para carregamento ultrarrápido simultâneo. Das pistolas, seis são de até 120 KW CCS2 DC (para modelos de veículos que utilizam o standard europeu), uma de até 120 KW GB/ T DC (para os standard chinês, como os JAC), uma de até 120 KW Chademo DC (standard japonês, como Nissan) e duas pistolas de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos).

RFU: Como é feita a medição? Qual é a unidade de medida usada? É utilizado um plug universal?

Danilo: Em quilowatt hora. Serve pra veículos leves, médios e pesados. Os levíssimos, que são as motos são carregados de outra forma. Mas o tipo de carregamento de um caminhão é exatamente o mesmo que um veículo de um veículo elétrico. Existem tipos diferentes de conectores. Você tem um modelo europeu que é utilizado aqui no Brasil, usado em 90, 95% dos veículos. E tem o modelo chinês, que é hoje o conector mais utilizado no mundo, haja vista que o maior mercado de veículos elétricos do mundo está na China e eles utilizam o modelo chinês. Nós temos todos os tipos.

RFU: E em relação ao tempo de carregamento?

Danilo: Existe o carregamento lento que utiliza uma pistola, um conector do tipo 2, que é um conector pequeno, que carrega 7 KW e você vai ficar as duas a três horas esperando carregar. E nós temos o carregamento para veículos 100% elétrico, em que o usuário não tem tempo de disponibilidade disponível e ele precisa carregar rapidamente, são carregadores comerciais de 22 KW e 44KW O hub de recarga na rodovia, por exemplo, foi pensado para carregar o veículo em 30 minutos.

RFU: Falando de carregamento residencial, como funciona? É viável?

Danilo: Totalmente viável. O carregador doméstico é um carregador CA monofásico de 7kW, especialmente projetado para uso privado. Com meio tamanho de papel A4, ocupa pouco espaço e é fácil de operar. O carregador está equipado com função de cartão RFID para autenticação de ID para evitar roubo de eletricidade. Apenas o usuário com cartão RFID tem acesso ao carregamento. Então essa estação de recarga pode ser instalada numa residência ou num condomínio vertical. Então, para você instalar você precisa da criação de uma infraestrutura. Existe algumas delimitações elétricas e em cada caso, obviamente, quando nós fazemos uma instalação em um condomínio, a primeira coisa que nós avaliamos.

RFU: Se eu comprar um equipamento da Go Elétric para minha frota, vocês vão lá e instalam…

Danilo: Sim, acabamos de fazer uma comercialização de três pontos de carregamento para a Riachuelo, que fica na região de Barueri, Barueri.  Somos capazes de comercializar, integrar e operacionalizar a máquina para frotistas.

RFU: Hoje a maioria dos hubs de recarga são gratuitos, pagamos apenas pelo estacionamento, mas já existem modelos que são pagos.

Danilo: Outro diferencial da tecnologia adotada pela Go Electric é a possibilidade de conectividade entre aplicativos. Tivemos esse cuidado ao implementar o nosso modelo. O consumidor poderá pagar pelo seu consumo via aplicativo Go Electric ou qualquer outro que se conecte aos nossos equipamentos através do processo de Interoperabilidade da Plataforma de Gestão, ponto crucial para a comodidade de utilização do usuário. Em um futuro próximo, todas as estações de recargas de uso público devem ser interconectadas com diferentes aplicativos.

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