Oferecida nas versões Lariat e Lariat Black, a Ford apresenta nova picape F-150 com novo design e tecnologias. Além disso, é o primeiro modelo a vir com o logotipo oval modernizado da marca. As versões diferenciam-se apenas pelo acabamento cromado ou preto, e preço é o mesmo para as duas: R$ 519.990
Em sistema de pré-venda, a picape traz aprimoramentos no design, na tecnologia e nos equipamentos e chega em sua 14ª geração, com a liderança no segmento nos EUA. A Ford considera a F-150 como o maior ícone da tradicional família Raça Forte como um símbolo de confiança e qualidade.
Ambas as versões são topo de linha e vêm equipadas com motor V8 5.0 de 405 cv e torque de 56,7 kgfm, que segundo os registros da marca, acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos. Para melhorar o consumo, conta com grade aerodinâmica ativa e sistema start-stop.
Assista ao vídeo da F-150: engenheira fala sobre conjunto mecânico da picape
A transmissão automática de dez velocidades, a mesma do Muistang, proporciona trocas suaves e inteligentes. A tração 4×4 com as opções “high”, “low” ou automática e o bloqueio do diferencial eletrônico garantem desenvoltura em variados tipos de terreno.
Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
A F-150 também tem carroceria em aço e liga de alumínio de alta resistência, de nível militar, 200 kg mais leve e com maior rigidez torcional, e sete modos de condução (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Lama/Terra, Rocha/Avanço Lento e Rebocar/Transportar). Seu engate de reboque, com capacidade de 3.492 kg, já vem com preparação elétrica, controle de freio e de oscilação e o exclusivo assistente de reboque Pro Trailer.
O pacote off-road FX4 é de série, composto por protetores metálicos e suspensão com tunagem especial para fora de estrada, e tanque estendido de 136 litros com autonomia de mais de 1.000 km.
Em relação ao novo design, a F-150 mostra mais modernidade e robustez, com a nova frente vertical e imponente, trazendo faróis com luzes de assinatura em formato de F estilizado, de Ford. A grade com duas barras horizontais tem acabamento cromado na versão Lariat e em preto brilhante na Lariat Black, padrão que se repete nos retrovisores, maçanetas e nas novas rodas de 20”. Já os para-choques são cromados na Lariat e na cor da carroceria na Black.
A F-150 é o primeiro modelo a exibir o novo logotipo oval da Ford, com friso e letras brancas em vez do tradicional cromado. O emblema, aplicado na grade dianteira, é mais um item de personalização dos modelos, com fundo azul na Lariat e em preto na Black.
As novas lanternas traseiras da picape seguem o grafismo dos faróis e introduzem um recurso exclusivo: um sensor de carga com luzes de LED que indicam o peso embarcado na caçamba. Essas luzes, semelhantes a um medidor de bateria de celular, se acendem temporariamente, mas a informação fica disponível na central multimídia. O sistema funciona por meio de um sensor na suspensão e o peso é calculado por algoritmos.
Outra grande novidade é a tampa da caçamba multiacesso, chamada Pro Access, que pode ser aberta tanto da forma tradicional como lateralmente. Junto com o novo degrau embutido no para-choque, ela torna o acesso ao compartimento de carga muito mais fácil, principalmente quando o veículo é usado com reboque.
O escapamento com ponteiras duplas é outro detalhe esportivo da versão Black. A nova F-150 é disponível em seis cores: Vermelho Zadar, Cinza Torres, Cinza Avalanche, Preto Vesúvio, Branco Nur e Azul Mônaco. Ela também pode ser personalizada com uma linha de acessórios originais, composta por itens como: santantônio, capota elétrica e de lona, spoiler da cabine, barraca de camping, caixas organizadoras, suporte para bicicletas e adesivos.
Por dentro muito espaço e conforto, com novas cores e materiais de acabamento, além de um “head-up display” que projeta informações para o motorista no para-brisa.
O painel ganhou um novo formato que conecta o painel de instrumentos e a central multimídia, ambos com tela de 12”, ampliando visualmente a cabine. A cor preta predominante é combinada com itens cromados, esfumaçados e toques de cor terrosa na versão Lariat, e cromados acetinados e detalhes em cinza na Black.
A iluminação externa 360 graus é um recurso exclusivo da picape, com luzes que podem ser acionadas por zona e oferecem grande versatilidade em diferentes situações. A manopla do câmbio rebatível, que permite transformar o console numa mesa de apoio, é outro item diferenciado.
As tecnologias de segurança da F-150 são as mais completas do mercado, com: oito airbags, piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de manutenção e centralização de faixa, assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, assistente de manobras evasivas, assistente de descida, assistente em cruzamentos, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque, câmera traseira com detecção de objetos e farol alto automático.
A central multimídia SYNC 4, de última geração, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay e permite acessar vários recursos, como a iluminação 360 graus, os assistentes de segurança e o manual do proprietário digital.
A conectividade embarcada permite que 75 módulos do veículo recebam atualizações over the air e reforça o pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas da marca, que inclui o app FordPass Connect, o agendamento de serviços online, o serviço leva e traz, o acompanhamento preventivo inteligente, o Guia 360 e o Ford Concierge.
A picape vem equipada ainda com: câmera 360 graus, ajuste elétrico com memória dos bancos, volante e pedais, sistema de som premium da B&O com 14 alto-falantes, compartimento com chave sob o banco traseiro e caçamba com protetor spray-in de alta durabilidade, nicho com trava, iluminação LED e tomada de 110 V.