Seminovos: Dicas para adquirir um veículo urbano de carga seminovo.Está se tornando cada vez mais difícil comprar um carro zero quilometro, por conta dos altos preços que estão sendo praticados. No entanto, comprar um veículo seminovo pode ser uma ótima alternativa para economizar, e se planejar melhor financeiramente.
De acordo com uma pesquisa da Jato Dynamics, o preço médio do veículo novo no país supera os R$150 mil reais, e o carro de entrada mais barato, o Fiat Mobi, tem preço a partir de R$ 72 mil reais.
Mas é importante tomar alguns cuidados para garantir que o carro esteja em boas condições, especialistas destacam pontos de atenção na hora de comprar um seminovo com segurança. Listamos algumas dicas para quem deseja adquirir um veículo seminovo.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
Claro que o primeiro passo é definir um orçamento, quanto você pode gastar, incluindo os custos adicionais, como taxas, documentação e seguro. E qual o modelo que atende as suas necessidades e que caiba dentro desse valor.
Depois de escolhido, é fundamental verificar o histórico do veículo. Veja se há pendências legais, multas, leilões, sinistros ou se o veículo já passou por alguma batida. No Brasil, pode-se consultar o histórico pelo Renavam ou solicitar um laudo técnico em empresas especializadas.
É um bom negócio levar o veículo num mecânico de confiança para avaliar o conjunto, verificar as condições do motor, suspensão, câmbio, freios e estado geral do veículo, além de identificar possíveis desgastes ocultos. Na parte estética, tenha cuidado com a pintura e o alinhamento das portas, capô e assoalho para identificar se já houve reparos de colisões.
Faça um test-drive com o veículo para avaliar o desempenho e o seu comportamento, se há ruídos estranhos, e se o motor responde bem, assim como o câmbio e os freios. E antes de fechar o negócio, pesquise sobre os custos de manutenção, e preços de peças.
A tabela FIPE é uma das referências de preços para veículos zero ou usados, compare com o valor do veículo que você escolheu com o preço de mercado. Isso ajuda a evitar pagar mais do que o justo.
E desconfie de preços muito baixos, pode ser golpe ou até mesmo um veículo com problemas mecânicos graves, histórico de acidentes ou pendências legais. Aliás, esse é o próximo ponto: documentação, verifique se tudo está em dia e se não há multas.
Agora é hora de negociar, leve em consideração pequenos defeitos ou desgastes naturais do veículo para tentar obter um desconto. Pense que o vendedor está querendo vender também, pode facilitar a transação. Agora é só aproveitar, porque mesmo sendo um seminovo, com certeza vai trazer mais atrativos que seu veículo anterior.