Frete Drive: Avaliação da Ford Ranger com design e mecânica refinados. Raça forte, esse é o slogan da Ford para suas picapes, e não é por menos. A Ford Ranger na sua nova geração reflete exatamente essa característica de força, que vem principalmente por conta da plataforma com nosso chassi e do conjunto mecânico.
A versão que testamos foi a Limited, que tem uma longa lista de tecnologias de segurança e conforto, como piloto automático adaptativo com stop & go, assistente de frenagem de ré, assistente de permanência e centralização em faixa, monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque e câmeras 360°. E o bolo da cereja: o motor diesel V6 3.0 combinado com a transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD.
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A Nova Ranger teve aprimoramentos ainda no design, capacidade de carga, no undercar para melhor dirigibilidade em qualquer tipo de solo. Um chassi maior e mais robusto, e a carroceria de perfil musculoso, que usa na dianteira os faróis de LED em formato de C, novo estilo da família de picapes da marca.
Falando sobre o motor, temos o novo conjunto V6 3.0 diesel, que oferece potência de 250 cv @ 3.250 rpm e torque máximo de 600 Nm (61.2 kgfm) na faixa entre 1.750-2.250 giros. A engenharia da marca explica que sua construção conta com o bloco de ferro grafite compactado, 75% mais rígido que o tradicional, cabeçotes de alumínio para redução do peso e bicos injetores de alta pressão, que contribuem para entregar uma progressão linear.
Já vem preparado para atender o programa de emissões PL7 e validado para o uso de biodiesel B20. Acoplado nele está a nova transmissão automática de 10 velocidades, a mesma do Mustang e da F-150, com conversor de torque e as devidas calibrações. O sistema start-stop vem no conjunto para aumentar a eficiência.
A picape utiliza sistema de tração 4WD com distribuição de torque sob demanda, suspensão com amortecedores traseiros externos à longarina e curso ampliado, direção elétrica ativa, câmbio eletrônico E-shifter, freio de estacionamento eletrônico e modos de condução inteligentes.
O sistema de freio também teve ajustes e vem com discos ventilados nas quatro rodas, e a capacidade de reboque é de 3.100 kg, com estrutura e kit de preparação elétrica já incluídos. O ângulo de ataque é de 30º.
Um cockpit refinado, que traz painel de instrumentos configurável com tela LCD de 8” ou 12,4”, multimídia de 10” ou 12” com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução.