No mesmo momento em que comemora os 35 anos de operações e os 20 da fábrica de caminhões em Rezende, a MAN Latin America, que produz os veículos comerciais das marcas Volkswagen e MAN, anuncia o início de uma nova fase. Com o slogan “Vire a Chave”, a empresa começa campanha interna de otimismo e retomada do crescimento de seus negócios, envolvendo desde os colaboradores até a rede de concessionários e importadores, e deve em seguida chegar aos clientes.
“O momento é grave. A indústria de caminhões e ônibus vive a pior crise de vendas das últimas décadas. Os volumes retrocederam aos do século passado, e o mercado brasileiro encolheu em 70% desde 2011. Por isso, precisamos agir: promovemos os ajustes necessários a este novo momento, e com a parceria de todos os envolvidos em nosso modelo de negócio, renovamos nosso compromisso de oferecer produtos sob medida a mais de 30 países da América Latina e África. Queremos virar a chave para retomar o crescimento”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.
Segundo a marca, apenas as primeiras ações dessa campanha abordam negócios, fechados e potenciais, de mais de 1.200 unidades. No Brasil, a busca por novos negócios vem sendo intensificada graças a novas ferramentas como o Leasing Operacional, produtos vocacionais e sob medida, além de mais foco no agronegócio. No exterior, intensifica os negócios com a África e no mercado mexicano.
Ainda restam R$ 400 milhões a serem investidos no Brasil até 2017 (parte dos R$ 1 bilhão confirmados a partir do ano de 2012), que serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos para nichos inexplorados do mercado.
De acordo com a MAN, o novo cronograma já prevê a entrega de obras para dinamizar seu parque industrial e assistência pós-vendas, como a primeira pista de testes de rodagem do Grupo Volkswagen na América Latina e o primeiro dinamômetro para testes de motores em Resende (RJ), e do novo Centro de Treinamento para a qualificação da rede e de clientes em São Bernardo do Campo (SP).
A empresa também fará mudanças na estrutura, com Leandro Siqueira como o novo diretor de Desenvolvimento do Produto e Gerenciamento de Portfólio. Na área de Vendas, Marketing e Pós-Vendas, Antonio Cammarosano passa a cuidar exclusivamente dos negócios de caminhões Volkswagen e MAN, enquanto Jorge Carrer é agora o responsável por vendas de chassis de ônibus Volksbus, ambos se reportando diretamente a Ricardo Alouche. Na área de Vendas para mercados internacionais, Luciano Cafure é o novo executivo, que se reporta a Marcos Forgioni. O objetivo de todas essas mudanças é agilizar processos e concentrar-se ainda mais nas necessidades e desejos do cliente final.