Profissão: Como a Inteligência Artificial (IA) ajuda na gestão de frotas no transporte de cargas
Está em todos os lugares e todo mundo está falando nisso: Inteligência Artificial (IA). Apesar de acharmos que vivemos num mundo mais “real”, que não tem espaço para tecnologias estratosféricas, sim, a IA também está entre nós, meros profissionais do setor de transportes de cargas, e pode ser aplicada no dia a dia do transportador, principalmente, na gestão logística.
A aplicação de Inteligência Artificial (IA) em diversos pontos do negócio de transporte de cargas traz diversas vantagens, afinal, permite a análise em tempo real de grandes volumes de dados, identificação de padrões, previsões precisas e tomadas de decisões mais acuradas.
primeiro lugar, a IA pode ser empregada para prever possíveis riscos, como acidentes, avarias, condições climáticas adversas ou congestionamentos durante o trajeto. Vale lembrar que modelos preditivos consideram históricos de dados e outras variáveis para antecipar situações de risco.
Fazer o monitoramento em tempo real é outro fator importante para o gestor da frota, com uso de sensores e dispositivos conectados nos veículos é possível fazer a coleta contínua de dados em tempo real sobre condições do veículo, carga, localização, velocidade e outras variáveis relevantes. É fato que a IA pode analisar esses dados em tempo real para identificar padrões de comportamento e possíveis ameaças iminentes.
A otimização de rotas é calculada pelos algoritmos de IA, em busca de trajetos mais seguros e eficientes com base em diversos agentes, como condições de tráfego, histórico de acidentes, segurança da região e outras variáveis. Essa prática ajuda a minimizar perigos ao escolher caminhos mais seguros.
Além disso, a IA é capaz de analisar grandes volumes de dados históricos para reconhecer padrões de risco em determinadas rotas, locais ou tipos de carga. Esse monitoramento auxilia a planejar estratégias de transporte e implementar medidas preventivas específicas.
Se a manutenção da frota é essencial otimizar os resultados do frete, a IA pode ajudar com prevendo as revisões, o que auxilia a evitar quebras ou acidentes devido a problemas mecânicos. Da mesma forma que faz o monitoramento da carga em tempo real, identificando comportamentos ou condições anormais que possam levar a risco de danos, roubo ou deterioração.
Será muito comum utilizar a IA para avaliar as condições de segurança de rotas, armazéns e locais de entrega. Isso inclui a análise de câmeras de vigilância, sensores de segurança e outros dispositivos para detectar atividades suspeitas e perigos que possam aparecer.
No final do dia, a integração da Inteligência Artificial com os sistemas já existentes de gerenciamento de risco vai ajudar a tomar decisões mais eficazes e automatizadas, alertando os operadores sobre potenciais riscos e recomendando ações apropriadas.
A IA pode ser uma ferramenta poderosa para aprimorar a segurança e a eficiência no transporte de cargas, oferecendo maior visibilidade e indicações para mitigar riscos e garantir a integridade da carga, a segurança dos motoristas e a satisfação dos clientes.
E os motoristas?
Combinar a Inteligência Artificial com a experiência do motorista de transporte de cargas também vai trazer benefícios para sua segurança, eficiência e bem-estar geral durante as operações. Além de melhorar a rotina, também torna a profissão mais atraente e sustentável, contribuindo para um setor de transporte de carga mais eficaz e seguro.
Alguns recursos de assistência do condutor podem ser considerados IA e já estão disponíveis em muitos veículos que fazem nossa distribuição, como o ADAS (Assistência Avançada à Condução). Sistemas de IA também auxiliam a controlar o desempenho do veículo e prever revisões periódicas e ajudando a evitar danos e reduzir tempo de inatividade.
São sistemas baseados na IA que oferecem assistência avançada ao motorista, incluindo alertas de colisão, frenagem automática de emergência, assistência de manutenção de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e reconhecimento de sinais de trânsito. Essas tecnologias podem melhorar significativamente a segurança na estrada.
Outro dispositivo já em circulação é a análise de fadiga e monitoramento do motorista, que controla o comportamento do transportador na direção em relação à fadiga e distração, alertando para fazer pausas adequadas ou sugerindo estratégias para manter-se alerta e focado.
A navegação inteligente é mais um fator que vem no pacote da IA, na hora de fornecer sugestões de rotas otimizadas com base em tráfego atual, condições meteorológicas e horários de trânsito. Além disso, pode considerar as preferências do motorista em relação ao descanso programado e locais seguros para paradas.
A interação com embarcadores e frotistas é facilitada, permitindo uma coordenação mais eficiente e comunicação em tempo real. Assim como é capaz de melhorar os horários de trabalho e tarefas diárias do motorista, levando em conta fatores como tráfego, prazos de entrega e regulamentações de horas de serviço.
Se o motorista utiliza dispositivos como smartphones e smartwatches, eles podem ser integrados à IA para fornecer informações, alertas, melhorando a acessibilidade e a eficiência da sua jornada de trabalho.
Com a Inteligência Artificial é possível assegurar treinamento personalizado e contínuo aos motoristas, com base em suas habilidades, experiência e áreas de melhoria identificadas. Ainda pode oferecer dicas e lembretes para manter uma vida saudável na estrada, incluindo exercícios físicos, dicas nutricionais e gestão do estresse.