Neste dia 16/09, quando é comemorado o Dia do Caminhoneiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Estado de São Paulo São Paulo divulga a oferta de cerca de 480 vagas para motoristas disponíveis nas PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador).
Para se candidatar a uma vaga de emprego, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho. No estado de São Paulo, há mais de 200 unidades. Os endereços podem ser consultados em https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/pats/
Os PATs oferecem, além das vagas, informações relacionadas à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); seguro-desemprego; atualização de cadastro de emprego e inscrição para cursos de qualificação. Além disso, empregadores que estão procurando profissionais ou necessitam realizar processos seletivos podem buscar os serviços do PAT de maneira gratuita para encontrar os perfis desejados.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
O motorista que deseja atuar como motorista de caminhão ou caminhoneiro autônomo, pode ir até uma unidade do PAT para se candidatar a uma vaga de emprego. Atualmente, há 479 vagas na área disponíveis no estado. De janeiro a agosto deste ano, foram oferecidas quase 5 mil vagas, um aumento de 7,15% em comparação ao mesmo período do ano passado.
👉 Confira aqui as vagas disponíveis
O Dia Estadual do Caminhoneiro foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo em 2023, para reforçar a importância destes profissionais para o funcionamento da economia.
Motorista há 12 anos, Felipe Reis Balieiro, 33 anos, morador de Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, conseguiu o seu emprego atual de caminhoneiro com a ajuda do PAT. “A minha experiência com o PAT foi excepcional, num dia fiz a entrevista e, no outro, já estava sendo contratado. Recomendo muito.”
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).