Edição 31 da Revista Frete Urbano – Distribuição urbana e combustível
Combustível nas alturas, a solução é economizar
Como diz a expressão popular: o preço do combustível está pela hora da morte, não é mesmo? Não bastasse a pandemia e as dificuldades que todos estamos vivendo, parar no posto para abastecer chega a dar calafrios.
Isso porque, segundo pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), os preços do óleo diesel avançaram três vezes consecutivamente no mês de maio, e a gasolina e o etanol não ficaram atrás.
Já tivemos um aumento de 5% por conta do fim da isenção do PIS/Cofins, que vigorou por dois meses, justamente para tentar conter essa escalada no preço. A gasolina então, teve cinco aumentos consecutivos, mesma situação do etanol. Pois é, está pela hora da morte!
E quem vive de transporte tem que engolir seco e ver seu lucro ficando cada vez mais espremido. E até mesmo quando a Petrobras anuncia algum tipo de reajuste para baixo, parece que esse desconto nunca chega até a bomba. Aí vêm as desculpas: impostos, mistura de biocombustíveis e margens de distribuição.
Bom, para variar quem tem que se virar é o povo, é o trabalhador. Então a gente se espreme daqui e de lá, e chega à conclusão que a solução é economizar. E existem algumas ações relativamente corriqueiras que podem ajudar nesse quesito.
Uma delas é levantar o pé e dirigir dentro dos limites de velocidade, afinal, além de ser perigoso, alta velocidade gasta mais combustível. Fazer a manutenção do seu veículo regularmente também é essencial, carro quebrado custa mais caro, você já deve ter ouvido falar nisso.
E por incrível que pareça, economizar na qualidade do combustível pode te colocar numa fria maior ainda. O que parece ser barato na bomba, pode forçar o seu motor, entupir filtros e danificar componentes internos, gerando até travamento do motor.
Bom, importante também é sempre manter a leitura da Revista Frete urbano em dia, sempre temos muitas dicas aqui para facilitar a sua vida, transportador urbano, de todas as maneiras possíveis, como nas matérias desse mês, que falamos inclusive de um diesel renovável, que pode ser uma alternativa para baixar o custo de operação e cuidar do meio ambiente. E tem muito mais, agradeço a atenção de todos e até a próxima. Grande beijo e se cuidem!
Carol Vilanova