No editorial da edição de outubro de 2021 da Revista Frete Urbano, o assunto é a distribuição com entregas mais rápidas.
Distribuição urbana a jato
Pode acreditar, o grande desafio da logística nos dias de hoje está na agilidade. Talvez por conta da pandemia – ou esse fenômeno iria acontecer de qualquer maneira – mas o incremento do e-commerce e do delivery de uma maneira geral foi avassalador aqui no Brasil. O registro feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em parceria com a Neotrust, aprontou crescimento de 68% nas vendas de 2020 em relação ao ano anterior.
É uma transformação social que passa diretamente pelas mãos dos transportadores de veículos urbanos de carga, que já têm no seu dia a dia a distribuição de insumos em lojas, supermercados, farmácias e restaurantes, e teve que se ajustar para entregar o que é comprado via online.
Tendo em vista esse cenário, o que se tornou mais desafiador para os gestores de logística é a rapidez, ou melhor, a eficiência, tanto nos processos de compra, passando pela separação do item até a chegada na casa do consumidor. Hoje, na maioria das lojas virtuais de grande porte no Brasil, a entrega no dia seguinte ao da compra já é realidade.
E há quem diga que com o uso da inteligência artificial, aliado à análise de dados, vai ser imprescindível para que as entregas sejam ainda mais rápidas, de modo estratégico d eficiente.
Falamos um pouco sobre esse assunto na matéria de logística nessa edição, além disso, abordamos as responsabilidades e os benefícios de ser o seu próprio patrão no transporte urbano de cargas. Confira ainda o que as mulheres têm a compartilhar quando assunto é empreender no segmento urbano e a Volkswagen Caddy, a Kombi dos dias atuais que têm grande aceitação na Europa.
É isso pessoal, espero que aproveitem a leitura. Obrigada pela atenção e um grande beijo a todos!
Carol Vilanova