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“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção

“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção

O procedimento denominado “Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção contaminado e garante que a performance do carro não seja prejudicada. Quando o sistema de injeção está contaminado, o carro apresenta perda de desempenho, aumento no consumo de combustível e danos no catalizador, na sonda lambda e outros componentes.

“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção
“Endoscopia Automotiva” elimina problemas no sistema de injeção

Segundo Roberto Piva, Gerente Nacional de Manutenção da Campneus, Revendedora Oficial da Pirelli, o nome do serviço é parecido com o procedimento médico realizado em seres humanos devido às semelhanças no trabalho. “Durante a endoscopia médica os profissionais conseguem identificar os problemas de saúde das pessoas com a introdução de um cabo com uma câmera na ponta no sistema digestivo. No automóvel funciona da mesma maneira: introduzimos no sistema de injeção um equipamento de última geração para identificar quais componentes estão contaminados com sujeiras que estão prejudicando o motor. Após diagnosticarmos o problema, mostramos ao proprietário qual o ‘melhor remédio’ para tratar esse problema”, afirma.

Piva ressalta que a endoscopia é realizada previamente para a identificação de quatro problemas:

  • Contaminação dos bicos injetores: Os bicos injetores tem a função de pulverizar o combustível dentro do cilindro do motor. Quando estão sujos, acabam injetando o combustível em excesso ocasionando aumento do consumo e falhas no funcionamento do motor;
  • Contaminação do corpo de borboleta: O corpo da borboleta ou TBI é responsável em permitir a passagem de Ar para o motor durante a aceleração. Em veículos com acelerador eletrônico o acumulo deste resíduo compromete a abertura da “borboleta”; prejudicando o desempenho do motor;
  • Contaminação do controlador de marcha lenta: O controlador de “Marcha lenta” como seu próprio nome informa, é responsável por manter o motor em funcionamento em baixas rotações. Fica localizado junto ao corpo de borboleta, permitindo passagem de ar por um pequeno “furo”;
  • Carbonização: a formação de depósitos escuros como “borras”, manchas nas partes internas do motor (pistão, válvulas e cabeçote), possuem o aspecto seco e duro.

O tempo de duração do serviço prévio é de 10 a 15 minutos e deve ser feito por um profissional treinado tecnicamente.

“Após o diagnóstico, indicamos a limpeza completa do sistema de injeção que engloba quatro serviços: descarbonização na câmara de combustão e componentes, limpeza do controlador de marcha lenta, limpeza do corpo de borboleta e limpeza do bico injetor. São procedimentos que garantem benefícios como a redução de até 5% no consumo de combustível, reduz a emissão de poluentes, devolve o desempenho perdido e evita despesas com trocas prematuras de componentes de injeção”, finaliza o executivo.

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