Em projeto piloto que começa no Mato Grosso do Sul, JSL cria Escola de Motoristas para estimular profissionais na logística. A empresa, em parceria com a Suzano, quer contribuir para formação de novos profissionais motoristas e carreteiros por todo o país, por meio da capacitação de 20 profissionais – homens e mulheres que querem ingressar no mercado de trabalho como carreteiros.
🚚🚛 Leia a Revista Frete Urbano
📺 Acesse os vídeos no You Tube
👉 Acompanhe no Insta: @revistafreteurbano
De acordo com dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados, fornecidos pelo SENATRAN, houve uma diminuição drástica de aproximadamente 1,1 milhão de motoristas entre 2013 e 2023, o que mostra uma queda de 20% em uma década. “Diante deste cenário, nós, como empresa empregadora que valoriza o papel essencial dos nossos colaboradores para o crescimento e sucesso da organização, criamos a Escola de Motorista com o objetivo de capacitar e treinar integralmente novos profissionais que buscam oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, conta Ramon Alcaraz, CEO da JSL.
A expectativa é que a Escola de Motorista forme cerca de quatro turmas por ano, em diferentes regiões do país, de acordo com a necessidade em encontrar novos profissionais nas localidades. Até o momento, 60 vagas já foram confirmadas a nível nacional. Para participar, é preciso possuir CNH na categoria E válida com EAR (Exerce Atividade Remunerada), ter disponibilidade de turnos e não é necessário ter experiência na função.
Os candidatos aprovados contarão com 374 horas totais de aprendizado, sendo 98 horas ministradas pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), com formação teórica em segurança no trabalho, legislação de trânsito, comportamento profissional e gestão de transporte.
“O regime da Escola de Motorista será bastante flexível, de acordo com as necessidades de cada região; alguns locais, por exemplo, demandam subsídio para que os profissionais façam a troca de categoria na CNH, e faremos isso a fim de aumentar ainda mais a adesão dos interessados”, ressalta Ramon. Com uma jornada sustentável em expansão, a JSL tem responsabilidade em impulsionar o desenvolvimento do país ao atender os mais importantes setores da economia e contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
As inscrições vão até 24 de março e a capacitação terá início em 24 de abril na cidade de Ribas do Rio Pardo (MS). As vagas abertas serão anunciadas no link: Link