A Knorr-Bremse acaba de incluir simulares de direção SYDAC para caminhões e ônibus no mercado nacional. A SYDAC, que desenvolve o produto é uma das marcas pertencentes ao Grupo Knorr-Bremse, presente no mundo todo.
A Knorr-Bremse explica que os Simuladores de Direção SYDAC têm customização de alto nível, desde o modelo do caminhão ou ônibus até a configuração personalizada do programa de imagem, para proporcionar uma experiência real ao usuário. O motorista pode experimentar rotas com características geográficas específicas, incluindo sentido, velocidade e outras variáveis do percurso requerido pelo frotista.
Ainda de acordo com a empresa, o uso do simulador pode gerar considerável economia de combustível ao frotista, pois ele pode ter um maior conhecimento sobre o modo como os seus veículos são conduzidos em percursos específicos. Todos os dados são armazenados no equipamento, incluindo o histórico da transmissão do veiculo (troca de marchas) e, até mesmo, o número de vezes que o motorista descansa a embreagem. São informações que podem melhorar o desempenho do condutor e estender vida útil do veículo, reduzindo as necessidades de manutenções”, disse o gerente de aftermarket para o Brasil e América Latina da Knorr-Bremse, Jefferson Germano.
Germano explica ainda que o frotista pode ter maior praticidade na hora de treinar os motoristas. “Hoje, o treinamento de condutores da frota é constante. Quando o funcionário ingressa na empresa, essa capacitação tem que ser feita nas ruas. Além da economia com combustível e reparação dos veículos, a linha de Simuladores de Direção SYDAC ajuda a disciplinar o condutor que tem um treinamento devido e certificado”, destacou.
“O mercado brasileiro é um grande potencial tanto pelo desenvolvimento econômico como pela questão de segurança nas rodovias, assunto cada vez mais relevante para o governo e o povo brasileiro. Para 2020, estima-se um crescimento expressivo da demanda de serviços logísticos”, comentou Dermot Dixon, diretor geral da SYDAC na Austrália. “Neste contexto, o governo vem adotando medidas para garantir um melhor treinamento aos condutores de transportes com o intuito de reduzir as estatísticas de acidentes nas rodovias. Uma das iniciativas é a obrigatoriedade do uso de simuladores – o que já é uma tendência mundial – para a concessão de licenças de dirigir veículos de transporte de passageiros e de mercadorias pesadas”, completou.
O diretor geral da SYDAC comenta que além destas iniciativas governamentais, os custos com combustível e seguro são fatores dominantes nas despesas operacionais das frotas, sem contar as despesas com capital. “A redução desses gastos são metas importantes aos frotistas que operam num mercado competitivo. A adoção de simuladores para fins de formação e reciclagem de condutores não apenas traz melhorias comprovadas de eficiência de combustível (entre 5% a 10%), como também das taxas de acidentes. Adicionalmente, são registradas melhorias na retenção de atuais motoristas e de profissionais recrutados para substituições daqueles que se aposentam. Por isso, manter um quadro de condutores qualificados é fundamental para que o frotista atenda à crescente demanda dos serviços logísticos”, enfatizou Dixon.