Com mudanças no design, a linha Hilux e SW4 2018 chega ao mercado com novas versões, sendo três para a picape e duas para o SUV: a série especial Hilux SR Challenge com tração 4×4, câmbio automático de seis velocidades e motor diesel 2.8L; a Hilux SR 4×2 com câmbio manual de cinco velocidades e a SW4 SRV de sete lugares automática, ambas com motor flex de 2.7L. Além disso, estão sendo incorporadas duas versões destinadas exclusivamente a vendas diretas: a Hilux diesel 4×4 Narrow cabine dupla com câmbio manual de seis velocidades e a SW4 SR diesel 4×4 automática de cinco lugares.
Segundo a marca, com isso, a Toyota passa a contar com uma linha ainda mais completa de produtos, destinada ao trabalho ou ao lazer. Ao todo, a picape Hilux passa a contar com 11 versões, sendo quatro com motor flex e sete movidas a diesel. Já o SUV médio SW4 amplia oferta para até sete versões, sendo quatro movidas a gasolina/álcool e três com propulsor a diesel.
Tanto Hilux como SW4, em suas linhas 2018, seguem equipados com motores diesel e flex.
O Toyota 1GD 2.8 litros de quatro cilindros em linha com 16 válvulas, DOHC com corrente de distribuição, introduzido nas mais recentes gerações dos dois modelos, tem turbocompressor de geometria variável (TGV),intercooler e sistema de injeção eletrônica direta common rail. De acordo com a Toyota, esta evolução melhorou o nível de consumo de combustível em cerca de 11% em comparação com a geração anterior, como também o desempenho, entregando, tanto na Hilux como na SW4, 177 cv de potência a 3.400 rpm, e 45,9 kgfm, entre 1.600 e 2.400 rpm.
A motorização Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, comum nos modelos Hilux e SW4, foi projetada para o mercado brasileiro. O destaque é a tecnologia de duplo comando de válvulas variável (Dual VVT-i), que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, além da adição do sistema de partida a frio, eliminando a necessidade do subtanque auxiliar, refletindo em melhor desempenho. Outro aprimoramento é seu ganho de 7% em eficiência de consumo.
As versões flex da picape média e do SUV apresentam 163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm.
A linha 2018 da Hilux segue com o design de sua 8ª geração introduzida no mercado brasileiro no fim de 2015. A dianteira mostra contraste entre o para-choque e a grade frontal estreita cromada, que passam a sensação de estarem fundidos aos faróis, formando uma só peça. Os para-lamas largos fazem parte do corpo da carroceria, formando um movimento nas laterais da grade superior, que descem pela entrada de ar inferior, criando um desenho trapezoidal.
A versão top de linha diesel SRX é equipada com faróis de LED, com projetor e ajuste automático de altura, além de luzes diurnas de LED. A partir de agora, seus faróis de neblina dianteiros também são de LED. As demais versões estão equipadas com faróis de halogêneo. As versões SRV e SRX e todas as versões bicombustíveis também contam com faróis de neblina.
Já as maçanetas das portas são cromadas na versão SRX e na cor da carroceria na SRV e em todas as versões flex. Na nova SR Challenge, a maçaneta é na cor preta. Na traseira, o para-choque cromado é destaque também nas versões a diesel SRX, SRV e SR Challenge e em todas as versões flex fuel.
A Toyota possui uma linha de acessórios composta por cerca de 170 itens. No caso específico da Hilux e SW4, são cerca de 70 produtos genuínos desenvolvidos para a Hilux e 40 para a SW4. A Hilux 2018 conta, em sua linha de acessórios, com opções como sobrecapa de para-choque, trava antifurto do estepe, caixa de utilidades frontal, capota marítima de lona etc. A SW4 2018, por sua vez, possui opções de friso lateral inferior cromado, sobrecapa de para-choque, barras transversais de teto, dentre outros.
A linha 2018 da Hilux e SW4 estará disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil a partir de 26 de outubro, a preços que variam de R$ 108.990,00 até R$ 193.270,00 para a Hilux e R$ 152.090,00 a R$ 252.790,00 para a SW4.