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Mitos e verdade sobre os pneus de motos e carros

Mitos e verdade sobre os pneus de motos e carros

Estabilidade:  Mitos e verdade sobre os pneus de motos e carros. Num universo em que as Fake News estão deixando todo mundo confuso, é bom ficar ligado no que você escuta por aí e aplica na hora da manutenção dos pneus do seu cliente, já que esses são itens dos mais importantes quando o assunto é segurança.

Além disso, o próprio cliente muitas vezes vem com ideias formadas e não quer saber das explicações dos mais experientes, por isso, conscientizar esses consumidores é o primeiro passo. A Pirelli, sempre empenhada em orientar sobre a importância de uma escolha de pneus consciente, deu algumas dicas para ajudar a distinguir entre mitos e realidades quando se trata de pneus, sempre alertando sobre possíveis problemas e trazendo a segurança na hora de dirigir em primeiro lugar.

Foto: freepik.com

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“Pneus carecas têm maior aderência”: Ao contrário do automobilismo, em que os pneus slicks são utilizados, pneus desgastados comprometem significativamente a aderência, especialmente em condições de estrada molhada. Pneus com sulcos profundos são essenciais para manter a tração e a segurança.

“Pneus têm prazo de validade”: Na verdade, os pneus não têm um prazo de validade definido. A vida útil de um pneu é determinada por vários fatores, incluindo condições de armazenamento, uso e desgaste. Uma inspeção regular e cuidados adequados podem prolongar a vida útil do pneu indefinidamente.

“Posso consertar meu pneu com macarrão”: Essa é uma prática não recomendável. Esse tipo de conserto tem grandes chances de vazar ar novamente quando você menos espera – e isso pode comprometer a segurança, forçando a estrutura do pneu que pode até provocar um estouro.

“Tenho que colocar pneus novos na frente”: Contrariando esse mito, recomenda-se que os pneus novos sejam sempre instalados no eixo traseiro. Isso ajuda a manter a estabilidade e o controle do veículo, especialmente em condições de chuva ou aquaplanagem. E deve-se, sempre, ao menos, trocar dois pneus de cada vez, não somente um.

“Eu verifico o estado do meu pneu e da suspensão só olhando”: A manutenção regular dos pneus e da suspensão é essencial para garantir a segurança e o desempenho do veículo. É imprescindível fazer a verificação da pressão dos pneus periodicamente, checar o desgaste dos compostos e a integridade dos componentes de suspensão regularmente, sempre fazendo rodízio, balanceamento e alinhamento em uma oficina de confiança.

“O modo como dirijo não afeta o rendimento quilométrico do meu pneu”: Pelo contrário. Um estilo de direção agressivo pode desgastar prematuramente os pneus, reduzindo sua vida útil. Uma condução suave e atenta pode ajudar a maximizar o rendimento quilométrico dos pneus.

“Pneus podem ser calibrados de acordo com a preferência do motorista”: Na verdade, a calibragem correta dos pneus é determinada pelas especificações do fabricante do veículo, não pela preferência individual do motorista. A marca ressalta a importância de seguir essas recomendações para garantir a segurança e o desempenho ideais do pneu.

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“Pneus com baixa resistência ao rolamento são piores em frenagens”: Contrariando essa noção, pneus com baixa resistência ao rolamento não interferem nas distâncias de frenagens. Toda essa tecnologia que existem hoje nos pneus faz com que tenham menor resistência ao rolamento não tem, necessariamente, relação com a capacidade de frenagem.

“Posso colocar qualquer tipo de pneu no carro, desde que caiba”: os pneus devem ser escolhidos de acordo com as especificações do veículo e as condições de uso. Colocar pneus inadequados pode comprometer a segurança e o desempenho do veículo.

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