A fabricante de autopeças Nakata apoia 2ª Workshop de Mecânica Básica para mulheres, realizada na oficina Torigoe, em São Paulo (SP). O evento foi realizado por Vanessa Martins, que administra a oficina, e reuniu 35 participantes.
Durante a palestra, que teve duração de mais de 4 horas, Vanessa apresentou informações sobre o mercado automotivo, horários e locais de maior incidência de roubos de carros, veículos mais vendidos, dicas de segurança defensiva, influência das mulheres na decisão de compra do automóvel que já representa 52% do total das vendas e também o aumento da presença feminina nas oficinas que já chega a 46% do público. “Mostramos com dados de várias entidades a representatividade das mulheres no universo automotivo e que muitas mudanças e até mesmo acessórios foram desenvolvidos pelas montadoras por conta mesmo do aumento do público feminino”, explica Vanessa que ficou surpresa pelo interesse das participantes no assunto. Ela conta que houve muita interação e muitas perguntas. “Não imaginava que as mulheres fossem gostar tanto de falar de carro. Quando postei o convite no Facebook, em apenas dois dias já tinha preenchido todas as vagas”, revela Vanessa que é palestrante e também participa de uma rede com milhares de empreendedoras, como ela.
A parte de dicas de manutenção ficou por conta de Sérgio Torigoe, que é marido e sócio de Vanessa. Ele cuida da parte de serviços da oficina e explicou o funcionamento de todos os sistemas: iluminação, motor, suspensão e freios para destacar a importância da manutenção preventiva, como segurança e economia. “As participantes não conhecem de mecânica e muito menos sabem quais são as marcas das peças para o veículo e pediram indicações de quais são boas. O que está dentro do carro ainda é desconhecido para muitas pessoas”, acrescenta Vanessa.
A empresária já estuda realizar a terceira edição do workshop. A Nakata, uma das apoiadoras, acredita que a iniciativa é muito importante para que o motorista entenda os benefícios da manutenção preventiva do veículo. “É uma forma espontânea para despertar o interesse nas pessoas em deixar o carro em boas condições. Quando chega na oficina para realizar reparo corretivo, o dono do automóvel quer o seu problema resolvido e, muitas vezes, não dá chances para que o reparador possa falar a respeito da revisão preventiva”, explica Sabrina Carbone, gerente de marketing da Nakata.