Trazido da China, o novo SUV JAC iEV 40 chega em junho no mercado brasileiro. O modelo é o primeiro com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil. Segundo a fabricante, o veículo foi responsável pela venda de 43 mil unidades em 2018 na China. A JAC afirma que esse volume é maior, por exemplo, do que o campeão de vendas do mercado europeu no ano passado, que não passou de 40 mil unidades vendidas.
A JAC Motors explica que, para ser vendido por aqui, o Grupo SHC, representante da marca no Brasil, escolheu, entre diversas configurações de capacidade de carga de bateria e equipamentos, a mais completa; a mais equipada; a de maior autonomia. O preço anunciado será de R$ 139.990 e a pré-venda começará no dia 25 de janeiro, em toda a rede JAC Motors. As primeiras unidades chegarão às mãos dos compradores ainda no primeiro semestre.
“O JAC iEV 40 terá todos os equipamentos que um carro desta faixa de preços pode ter. O grande trunfo do modelo será o sistema de propulsão elétrica, que é extremamente silencioso e econômico, proporciona emissão zero de poluentes e necessita de somente 8 horas para ser recarregado numa tomada comum de 220 volts”, garante Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Dotado de bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh, o JAC iEV 40 terá autonomia de 300 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardará 8 horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: você obterá 80% da carga em apenas 1 hora, desde que se adquira um equipamento próprio.
De acordo com a marca, o consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica na sua cidade e permite rodar 300 km de acordo com a norma NEDC. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV 40 tem um custo seis vezes menor por km rodado, além de preservar o meio ambiente com emissão zero de poluentes.
A JAC Motors afirma que o JAC iEV 40 vai proporcionar uma experiência única ao ser conduzido. Três exemplos chamam a atenção: os freios regenerativos garantem a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito, com um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais. Por fim, o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade, poupando todo o conjunto de freios e até triplicando a vida útil de pastilhas e discos.
Com 5 anos de garantia total, incluindo as baterias, o JAC iEV 40 vai oferecer diversas outras vantagens ao seu proprietário, como o pagamento do IPVA reduzido ou até mesmo um “passe livre” em cidades que adotam o rodízio urbano de veículos, como São Paulo.
O modelo é equipado com um pacote de equipamentos e acessórios recheado, como ABS, EBD, TPMS, assistente de partida em rampa, ar-condicionado com função automática, rodas de liga, kit multimídia com tela de 8 pol, o JAC iEV 40 oferecerá absolutamente todos os itens de série que um carro desta faixa de preços está acostumado.
No pacote tecnológico exibido pelo modelo, há a possibilidade de monitoramento do veículo por telemetria. “A JAC Motors terá uma central de atendimento para realizar diversas assistências à distância ao cliente. A central acompanha sua localização (mediante autorização do usuário) evitando totalmente o furto do seu iEV40. Além disso, nossa central monitora o nível da carga da bateria orientando o motorista quando estiver abaixo do recomendável”, explica Habib.
Um aplicativo exclusivo do JAC iEV 40 para smartphone da JAC Motors possibilita ao motorista a verificação da porcentagem de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento, além do sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. O dispositivo torna possível o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar condicionado: um carro na palma da sua mão.