Novo compacto Renault Kardian chega como SUV global com motor 1.0 turbo como parte do plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault.
Segundo a marca, o Renault Kardian é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a ultrapassar fronteiras, representando a nova estratégia da marca fora da Europa. Para isso, o modelo foi desenvolvido por meio de um trabalho conjunto entre as equipes baseadas nos países onde a Renault tem uma presença histórica e as equipes do centro mundial de tecnologia da marca, o Technocentre. Este modelo estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa.
O modelo é um compacto e urbano do segmento B, que traz o DNA da Renault na essência deste projeto, tanto em termos de estilo como de equipamentos. A frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.
O Novo Kardian se diferencia pelas inovações e recursos normalmente encontrados no segmento superior. Recebem destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema MULTI-SENSE que permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos. Além disso, o Novo Renault Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.
Com o SUV compacto, será inaugurada uma nova plataforma modular altamente versátil do Renault Group, que vai permitir desenvolver uma grande diversidade de modelos para vários mercados fora da Europa.
No lançamento, o Novo Kardian será equipado com uma motorização inovadora na América do Sul: um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.
Graças a uma presença industrial histórica em várias regiões do mundo, a Renault vai iniciar a produção do Novo Kardian na planta de Curitiba (Brasil). Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca (SOMACA), no Marrocos.