A fabricante de autopeças ZF desenvolve airbag de joelho com revestimento de tecido. O lançamento do novo módulo está previsto para 2019 para um fabricante europeu de veículos. A empresa afirma que o novo airbag será até 30% mais leve do que um airbag de joelho de metal tradicional, e aumentará a proteção dos ocupantes em caso de acidente.
De acordo com Norbert Kagerer, victe-presidente sênior da Occupant Safety Systems Engineering (Engenharia de Sistemas de Segurança dos Ocupantes) da ZF Friedrichshafen AG, “o novo airbag de joelho com revestimento de tecido auxiliará em uma série de tendências industriais”. “O peso reduzido leva a uma maior eficiência na economia de combustível e na redução de emissões, enquanto que o tamanho menor e mais flexível ajudará a atender às novas exigências de design de interiores e também de segurança para veículos elétricos e autônomos do futuro”, acrescenta o executivo.
Segundo informações da ZF, a nova tecnologia permitirá que os fabricantes de veículos ajudem a melhorar os requisitos de redesenho dos interiores, como por exemplo, reforçando o painel de instrumentos. Em alguns casos, isso reduzirá ainda mais o peso e os custos.
O novo airbag de joelho será produzido utilizando um novo processo de fabricação que permite configurações mais precisas de instalação dos módulos, melhorando sua qualidade e desempenho. O design da estrutura de tecido será configurável para todos os mercados e linhas de veículos leves.