O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, SETCESP comemora 88 anos de trabalhos em prol do transporte de cargas. Fundado em 1936 por Manoel Diegues, o Setcesp reúne uma lista de conquistas em prol do transporte rodoviário de cargas.
]Entre elas, a exclusão do ICMS e do ISS da base de cálculo do PIS/COFINS, o aumento do VUC (Veículo Urbano de Carga) de 6,30m para 7,20m e a liberação dele do rodízio da cidade de São Paulo, a permissão para a entrega noturna no município, a emissão do comprovante de entrega no formato eletrônico, além de iniciativas diversificadas no segmento, como o Prêmio de Sustentabilidade, o Movimento Vez e Voz, que busca aumentar a presença feminina no setor e o pioneirismo no processo de governança, realizado em 2019, que resultou na profissionalização da gestão executiva da entidade.
Para Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, essa marca de 88 anos representa a longevidade e a constante atualização da entidade em prol das bandeiras do TRC.
“A principal relevância reside na longevidade, com a entidade se atualizando diariamente ao longo desses anos. Essa constante renovação proporciona segurança jurídica e nas relações trabalhistas para os transportadores, além de incorporar atualizações tecnológicas. A entidade sempre prosperou mantendo suas bandeiras, mesmo com as mudanças nas presidências e na direção. Essa consistência é evidente, pois, apesar das renovações, as mesmas diretrizes são seguidas como se fossem orientações do mesmo presidente. Essa solidez é resultado do alinhamento nas sucessivas presidências”.
O Setcesp surgiu da união de transportadores atuantes na rota São Paulo e Santos, tendo como foco a luta por uma representação na busca por direitos. Com atuação em 50 municípios, possui cerca de 1500 empresas associadas, retendo a representação de mais de 29 mil. Ao longo dos anos, a entidade se tornou um núcleo de prestação de serviços e informações sobre o setor, concedendo total apoio às empresas associadas com informações atualizadas, treinamentos, palestras, consultorias jurídica e econômica, entre outros serviços, sendo crucial não apenas da região que representa, mas para todo o Brasil. Atualmente, oferece aos seus associados cerca de 18 serviços.
“Quanto ao futuro do Setcesp, minha expectativa é que essa continuidade persista, com aprimoramentos, tecnologia e evolução constante. Desejo que o espírito de união e continuidade prevaleça, sem vaidades, sem se apegar a uma identidade pessoal. A entidade é a força motriz por trás dos feitos realizados”, finaliza Adriano.
Fundado em 1936, o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), é fruto da união de empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) atuantes na rota entre São Paulo e Santos que necessitavam de uma entidade que fosse intérprete central da luta pelos direitos do segmento. Hoje, com 88 anos, é o maior sindicato patronal do setor na América Latina e protagonista de uma história com grandes conquistas e credibilidade reconhecida por transportadores, por órgãos governamentais e por representantes da esfera política.
Sempre atualizado nas constantes demandas do TRC, o Setcesp é crucial para o desenvolvimento da categoria e atuante em sua realização não apenas para os 50 municípios que representa na grande região metropolitana de São Paulo, mas também para todo o Brasil. Além disso, a entidade oferece total apoio às mais de 29.000 empresas associadas com informações atualizadas, estudos técnicos, treinamentos, palestras e consultorias jurídica, econômica e operacional, dentre outros serviços.