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Veículos elétricos permitem escolher o “barulho” do motor

Veículos elétricos permitem escolher o “barulho” do motor

Coluna Mecânica Online: Com que “ronco” eu vou. Veículos elétricos devem permitir que motorista escolha o “barulho” do motor. Silenciosos por definição, os veículos elétricos estão procurando alternativas para manter a esportividade combinando desempenho, eficiência e emoção.

Por esses dias tive a oportunidade de avaliar alguns modelos elétricos e como era de se esperar, ao contrário dos veículos a combustão, os veículos 100% elétricos não possuem escapamento e, consequentemente, não emitem barulho ou ronco do motor.

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Ao contrário da termodinâmica, o eletromagnetismo não resulta em emissões de ruído. Como resultado, o motor elétrico é quase totalmente silencioso. Para muitas pessoas, essa característica dos veículos elétricos pode ser bastante harmoniosa, mas há aqueles que preferem o ronco esportivo dos motores a combustão, uma sonoridade mais profunda e potente que reforça a sensação de imagem e som.

Entretanto, é importante lembrar que veículos barulhentos têm seu lugar adequado, geralmente nas pistas de competição. Na cidade ou na rodovia, conter o ruído ao mínimo é sempre a melhor opção. Por isso, os veículos saem de fábrica ajustados para emitir ruídos dentro de limites especificados no manual do proprietário, estabelecidos por lei.

Veículos elétricos devem permitir que motorista escolha o “barulho” do motor

Mexer no sistema para buscar um “ronquinho mais legal” pode resultar em multa, caso seu veículo seja verificado por fiscais munidos de equipamentos para medição de ruídos, como o decibelímetro.

Mas como resolver o silêncio dos veículos elétricos? Os fabricantes estão investindo em soluções para garantir uma experiência sonora emocionante e envolvente para os motoristas.

O ronco do motor é uma parte fundamental da experiência de dirigir, evocando sensações de potência e emoção. Por isso, algumas fabricantes de carros elétricos desenvolveram sistemas de “ronco artificial”.

Esses sistemas reproduzem sons semelhantes aos de motores a combustão, criando uma experiência auditiva familiar para os motoristas e para aqueles ao redor. Isso não só reforça a sensação de velocidade e potência, mas também fornece um aviso sonoro para pedestres e outros veículos, especialmente em baixas velocidades, onde os carros elétricos podem ser menos audíveis.

A Ford, por exemplo, ao lançar o Mustang Mach-E no Brasil, uma versão eletrificada de seu icônico esportivo, desenvolveu um som característico reproduzido para os ocupantes do veículo e para os pedestres ao redor, ajudando a criar uma experiência mais envolvente e proporcionando um aviso sonoro sobre a presença do veículo.

O caminho para a escolha do ronco do motor pode ser algo semelhante à personalização do seu celular. Por meio de um aplicativo do veículo em seu celular, você poderá escolher o estilo de ronco desejado, ou até mesmo baixar e instalar um modelo característico de um motor a combustão, seja da mesma marca ou de qualquer outro modelo de sua preferência.

As montadoras estão explorando novas maneiras de criar uma experiência única para os proprietários de veículos elétricos. A parceria da BMW com Hans Zimmer para criar o som do BMW i4 é um exemplo disso.

A inclusão de kits de som específicos para veículos elétricos pode ser uma solução para aqueles que desejam uma experiência auditiva mais tradicional ao dirigir um veículo elétrico. Esses kits podem simular sons de motores a combustão interna ou criar novos sons personalizados para os proprietários.

Essa abordagem destaca a importância do som como parte da experiência de direção e como ele pode afetar a percepção do desempenho e da qualidade do veículo.

À medida que a indústria automotiva continua a evoluir em direção à eletrificação, podemos esperar ver mais inovações e abordagens criativas para resolver desafios como o do som dos motores elétricos.

Dessa forma, os fabricantes estão inovando para preservar aspectos importantes da experiência de dirigir, mesmo em um mundo cada vez mais orientado para a eletrificação dos veículos.

TAGS – Hidrogênio, FCEV, Fuel Cell, Célula de combustível, Montadoras, Toyota, Hyundai, Honda, Infraestrutura, Hyundai.

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Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, idealizador do site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e colunista da Revista Oficina News e Frete Urbano

 

Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

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