Evento: Intermodal mostra a logística do futuro

evento intermodal 2018

 

Texto: Flávia Gomes | Fotos: Divulgação

Com a estreia de muitas empresas que buscam destaque no setor da logística, a 24ª edição da Intermodal South America recebeu cerca de 32 mil profissionais nos três dias de evento, realizado no São Paulo Expo, na capital paulista, em março. Mais de 400 marcas nacionais e internacionais de mais de 22 países de todos os modais.

A feira mostrou soluções e serviços ligados às tecnologias que estão revolucionando a logística no mundo e que começam a fazer parte da realidade do mercado brasileiro, como máquinas inteligentes, automação intensiva, sistemas cyberfísicos, inteligência artificial, computação cognitiva, big analytics e blockchain.

A cerimônia de abertura da Intermodal 2018 contou com a participação de autoridades como o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, que salientou o momento positivo: “Estamos vivendo um ambiente bem diferente do que vivíamos em 2017, quando estive aqui. O Brasil está de volta ao rumo do desenvolvimento. Vamos entrar em um novo ciclo de investimentos por conta do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Governo Federal”.

Evento: Intermodal mostra a logística do futuro

Intermodal: Novidades da feira

Uma das novidades anunciadas na Intermodal está o novo serviço de remessas expressas internacionais, oferecido pela Jadlog, apoiada na rede e infraestrutura internacional da DPDgroup, que leva porta a porta remessas de até 30 quilos, atendendo 154 países. Outro ponto enfatizado foram as tendências internacionais da logística do e-commerce, alinhadas com os novos serviços da empresa.

Uma pesquisa da DPDgroup, realizada pela Kantar TNS em 21 países da Europa, junto a 24.870 compradores que realizaram pelo menos uma compra pela internet em 2017, apontou tendências como o crescimento das compras em sites no exterior (e-shopping cross border) e a busca por mais facilidade para receber as encomendas.

No Brasil, 64,7% das pessoas com mais de 10 anos estão conectados à internet (segundo dados do IBGE), enquanto o número de e-shoppers se situou em 55 milhões de pessoas em 2017 (segundo dados da e-Bit), o que indica um percentual de cerca de 40% de adesão ao comércio eletrônico entre os internautas brasileiros.

As operações do e-commerce já representam 40% das movimentações da Jadlog, que atende clientes varejistas como Netshoes, Saraiva, Ri Happy, Wine e Mercado Livre, entre outros players de expressão nacional, além de pequenas e médias empresas, cujas plataformas e sistemas de comércio eletrônico já estão integrados ao da Jadlog.

A DHL Global Forwarding, divisão especializada do Deutsche Post DHL Group em soluções logísticas para cargas aéreas, marítimas e rodoviárias, apresentou na Intermodal 2018 opções para a redução de carbono e aprimoramento da eficiência nas cadeias logísticas. Até o estande teve um viés sustentável, com móveis feitos de material reciclado, piso e estruturas de madeiras reutilizáveis.

Para Patrícia Starling, diretora de Marketing e Vendas da DHL Global Forwarding Brasil, “houve uma movimentação mais intensa dos clientes buscando investir e gerar negócios na feira deste ano. Esse desempenho é mais um sinal de recuperação da economia brasileira como um todo”.

Os profissionais que foram à Intermodal South America 2018 também puderam participar da XXI Conferência Nacional de Logística, organizada pela Associação Brasileira de Logística (Abralog). Marcio Frugiuele, vice-presidente da entidade, destaca a importância da Intermodal: “É a feira mais importante da América Latina para quem atua no ramo logístico. A Conferência que realizamos aqui pela primeira vez vão render muitos frutos para setor”.

A 25ª edição do evento já tem data marcada: a Intermodal South America 2019 acontece entre os dias 19 a 21 de março. “Em 2019 vamos seguir o novo posicionamento adotado neste ano, com uma oferta mais abrangente de soluções e serviços que atendem a logística de ponta a ponta”, afirma o presidente da UBM Brazil, organizadora da feira, Jean-François Quentin.

ÚLTIMOS POSTS